Publicado em Deixe um comentário

Dia das Nações Unidas – Curiosidade: Você sabe por que é comemorado no dia 24 de outubro?

A ONU, Organização das Nações Unidas é uma organização internacional formada por países, de forma voluntária, a fim de cooperarem entre si e promover a paz, bem como o desenvolvimento mundial.

Muito conhecida entre diversos países, a Carta das Nações Unidas expressa os ideais e objetivos das nações que se organizaram para construir um futuro melhor e é o principal documento da organização. Podemos citar alguns trechos tais como:

“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla”.

O dia 24 de outubro marca justamente o aniversário de quando a Carta entrou em vigor, no ano de 1945. A Assembleia Geral da ONU, em 1971, recomendou aos Estados participantes que o dia se tornasse feriado público.

Para nós do Instituto Irmãos Nogueira se faz imprescindível lembrar desta data tão importante para a promoção da paz mundial, sendo o Brasil um dos países participantes da organização, desde 1947, e em face ao detrimento que a violência tem nos proporcionado durante anos a fio em nossa sociedade. Fica aqui a nossa lembrança, homenagem e desejo que tenhamos dias melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *